93 anos de lutas

Sindicato dos Comerciários de BH e Região

1925 – 2018

93 ANOS DE LUTAS!

 

Há 93 anos, em 11 de junho de 1925, a União dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte anunciava sua fundação. Surgia a organização dos trabalhadores comerciários da jovem e pulsante capital de Minas Gerais.

Belo Horizonte e o Sindicato dos Comerciários cresceram e progrediram juntos e nossa grande categoria foi protagonista em todos os momentos importantes da história de nossa cidade. Suas lutas e trabalho incansável fizeram de nosso sindicato um dos maiores e mais representativos do país.

Um ano após a sua fundação, nosso Sindicato estabeleceu e gradativamente ampliou benefícios para os comerciários. Em 1926 foram conquistados descontos para o tratamento médico e odontológico dos associados. Hoje, milhares de associados e seus dependentes contam com atendimento médico de qualidade em uma clínica completa com mais de 30 especialidades e atendimento odontológico em BH e outras cidades da Região Metropolitana.

No início dos anos de 1930, como fruto de uma grande luta que culminou em uma marcha de mais de 5 mil comerciários no Rio de Janeiro até o Palácio do Catete, o então Presidente Getúlio Vargas publica o Decreto Lei nº 4042, que regulamentou a jornada de trabalho da categoria, reduzindo-a de 12 para 8 horas diárias. A União dos Empregados no Comércio de BH adotou então o dia 30 de outubro, data da promulgação deste decreto, como o Dia do Comerciário, data celebrada todos os anos pela categoria, marco de nossa luta!

Ao longo das décadas, a União, que passaria a se designar Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e hoje é conhecido e reconhecido em todo o país como Sindicato dos Comerciários de BH e Região – esteve presente nas principais mobilizações e lutas da categoria e da sociedade.

No ano de 1979, uma onda de greves de trabalhadores se estendeu por todo o país. Os trabalhadores no comércio, mobilizados pelo sindicato, levantaram-se em uma grande mobilização e deflagraram uma Greve Geral pela manutenção dos direitos da categoria.

No início dos anos de 1990, compreendendo a importância e a necessidade da organização da categoria, o Sindicato deliberou a extensão de sua Base Territorial a diversas outras cidades da Região em que não existiam sindicatos da categoria. Esta foi uma importante decisão que fortaleceu e unificou a luta dos trabalhadores no comércio de toda a Região, ampliando conquistas.

Em 1997, os comerciários mobilizados pelo Sindicato levantaram-se em mais uma grande luta contra a abertura do comércio nos domingos e feriados, bandeira histórica da categoria. A defesa do direito ao descanso, vida cultural e espiritual dos trabalhadores, é uma luta permanente do Sindicato até os dias atuais. Resistimos às tentativas dos patrões e de governos que tentam ano após ano estabelecer meios de ampliar seus lucros e descumprir a lei. Denunciamos e lutamos arduamente contra medidas como a tomada pelo governo de Michel Temer, que qualificou o funcionamento de Supermercados e Hipermercados como “atividades essenciais”.

Travamos grandes batalhas que entraram para a nossa história. A regulamentação da profissão dos trabalhadores no comércio, bandeira antiga da categoria, foi conquistada em 2013. Greves vitoriosas: como a da Elmo Calçados contra as demissões e redução das comissões de venda. A grande mobilização nos anos de 2000 contra a abertura do comércio aos domingos. A conquista e acertos rescisórios e de diferenças salariais dos trabalhadores da Mesbla, Moura Calçados, Lojas Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio, etc.

Os últimos anos têm sido de muita resistência contra medidas dos governos e patrões que visam minar a organização dos trabalhadores e atacar seus direitos conquistados com muitas lutas! As "reformas" trabalhista e previdenciária em marcha, atacam de forma brutal direitos como a aposentadoria, a regulamentação da jornada, a organização sindical, entre outros direitos. Resistimos a essas medidas inconstitucionais participando das mobilizações nacionais e locais junto a UGT (União Geral dos Trabalhadores) e a outras organizações sindicais, populares e categorias em luta, pois entendemos que esta luta é de todos os trabalhadores e de toda a população. É nosso dever estar à frente dessas lutas levantando alta a bandeira dos comerciários! Dizemos NÃO ÀS REFORMAS!

O nosso sindicato cresceu com o apoio e intensa participação da categoria em suas lutas. E foi com muita luta, trabalho e dedicação que erigimos grandes patrimônios para a categoria como:

 - O Restaurante dos Comerciários, que serve alimentação saborosa e balanceada a preços acessíveis aos trabalhadores;

 - Nossa Sede Social, que conta com toda a estrutura e departamentos jurídico, homologação, secretaria, entre outros, preparados para atender a categoria e suas demandas lutas,

 - A Colônia de Férias em Jacaraípe, no ES, que é constantemente modernizada para melhora tender ao lazer e descanso da categoria

 - O Clube Recreativo em São José da Lapa, local de lazer, da prática de esportes e dos maiores campeonatos esportivos organizados por um Sindicato no estado, onde a família comerciária comparece em massa para festas, faz seu churrasquinho, se hospeda nos chalés, amplia os laços de união e luta da categoria,

 - Os convênios e parcerias que resultam em atendimentos médico e odontológico de excelência, prestados a milhares de associados e dependentes.

 - Kit Mamãe & Bebê para associadas gestantes, e muitos outros benefícios!

Nossa diretoria executiva e diretores de base foram formados em meio a essas lutas, conhecem profundamente a história e as demandas de nossa categoria, capacitam-se e dedicam-se no dia a dia a luta pela manutenção e ampliação dos direitos individuais e coletivos de nossa grande categoria!

É esta história, escrita por cada trabalhador e trabalhadora no comércio de BH e Região que nos enche de orgulho e nos anima a lutar todos os dias por honrar e fazer de nosso grande Sindicato instrumento de novas conquistas!

Saudações comerciários! Viva o Sindicato dos Comerciários de BH e Região! Felicitamos cada trabalhador e trabalhadora, diretores, funcionários, parceiros e colaboradores dessa nossa jornada que completa 93 anos nesse 11 de junho!


Edição Especial Comemorativa 93 anos