Alimentação Saudável e Qualidade de Vida

A busca por uma alimentação saudável e qualidade de vida já está presente na vida das pessoas e tem crescido cada vez mais. A grande incidência de doenças associadas a maus hábitos alimentares, tem servido de alerta para que as pessoas se conscientizem em relação ao assunto e procurem maneiras de prevenir essas doenças.

Os hábitos alimentares são o resultado de diversos fatores e começam a ser formados na infância, desde o aleitamento materno. A escolha correta dos alimentos, pelos pais, influencia diretamente para que os hábitos alimentares dos filhos sejam saudáveis. Crescer em um ambiente onde existe essa preocupação contribui muito para a manutenção do peso saudável.

Um indivíduo bem nutrido é aquele que consome uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes, contendo diferentes alimentos e em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. Uma alimentação saudável contribui muito nas atividades realizadas no dia a dia, no trabalho, no estudo, no lazer, no tempo de vida das pessoas e, principalmente, na saúde exercendo papel importante na prevenção e na redução dos riscos das DCNTs (Doenças Crônicas não Transmissíveis).

Um conjunto de fatores de risco responsável pelo aumento das DCNTs, foram indicados pela Organização Mundial de Saúde (OMS): obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias, câncer e outros coadjuvantes, como tabagismo, consumo de álcool e excesso de gorduras saturadas, aliadas ao baixo consumo de frutas e vegetais.

A alimentação para ser saudável deve seguir três princípios básicos: VARIEDADE, MODERAÇÃO E EQUILIBRIO NA SELEÇÃO DE ALIMENTOS. Deverá conter todos os nutrientes básicos: carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais. Além disso, bastante água.

São considerados na elaboração do cardápio, diversos fatores para a seleção dos alimentos que vão tentar respeitar e valorizar as práticas alimentares do ponto de vista cultural. Vão ainda garantir o acesso ao alimento, sabor e custo acessível, combinar cores, harmonizar e garantir segurança ao consumidor.

Dessa maneira, o Restaurante do Comerciário busca proporcionar satisfação aos associados com o fornecimento de uma alimentação correta, segura e saudável, seguindo padrões de qualidade que assegurem atendimento aos requisitos da legislação vigente, com equilíbrio e segurança do ponto de vista nutricional e microbiológico.

Gabriela Antonacci
Nutricionista – CRN9: 13006
SECBHRM