ASCOAP

A Associação dos Comerciários Aposentados e Pensionistas de Belo Horizonte é uma entidade com uma importante trajetória de ações desenvolvidas para os aposentados, onde se destaca a luta pelo reajuste real das aposentadorias e o fim do fator previdenciário, responsável por um déficit de mais de 45% nas aposentadorias.

Foi fundada em 21 de julho 1986 pelo vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, Paulo Pinto com a colaboração do  presidente Wagner Meira e do diretor Ubaldo Guilherme Chagas. Hoje, é referência no trabalho de manutenção dos direitos adquiridos e por melhores condições de vida para os aposentados e pensionistas da Capital. Desenvolve, junto aos associados, ações para melhorar o poder aquisitivo e a saúde, através da cidadania e conhecimentos de direitos previdenciários.

A entidade congrega grande número de sócios e funciona no 4º andar do edifício sede do Sindicato dos Comerciários, na Rua Tupinambás, 1.045.

A atual presidente da ASCOAP, Lydia Pires de Brito lançou em 2007 o livro “Assim caminhou a ASCOAP”, um relato no período de 1986 a 2007, onde narra fatos históricos importantes ocorridos com os aposentados da entidade e em geral, na busca de melhores condições de vida.  O livro reúne depoimentos importantes de aposentados, sindicalistas e pessoas envolvidas diretamente na luta dos aposentados além de poemas e agradecimentos aos colaboradores da entidade. Por isso, é um documento importante sobre a história dos trabalhadores aposentados em Belo Horizonte.