Fortalecer a luta

Com a famigerada “reforma” trabalhista, governo e patrões têm como objetivo não somente atacar e retirar direitos históricos dos trabalhadores, mas também atacar a sua organização.

Segundo a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE), no primeiro semestre de 2018 a quantidade de convenções coletivas diminuiu 45,2% quando comparado com o mesmo período do ano passado, sendo que em 2017 já havia ocorrido um recuo de 34%.

Estes números demonstram como a “reforma” trabalhista visa justamente atacar os direitos assegurados dos trabalhadores e deixa-los vulneráveis a novas retiradas de direitos.

Para resistir e derrotar a "reforma" trabalhista, o movimento sindical necessita, ainda mais, se dirigir às bases, realizar um intenso trabalho junto aos trabalhadores para que compreendam a importância de se sindicalizarem, que com um Sindicato forte temos força para resistir aos duros ataques que temos sofrido, manter e conquistar benefícios.

Travamos uma grande batalha nesse ano de 2018 para conquistarmos acordos coletivos que mantivessem os benefícios e direitos assegurados pelas Convenções Coletivas de Trabalho dos anos anteriores. E obtivemos uma importante conquista: os benefícios sociais dos associados foram reconhecidos e consolidados como direitos previstos na CCT dos Comerciários de BH e Região nas convenções assinadas até o momento.

Mas isso ainda é uma conquista parcial, pois a luta do sindicato é por conquistas para toda a nossa base. É em defesa dos mais de 200 mil trabalhadores e trabalhadoras no Comércio de BH e Região que nos empenhamos em nosso dia a dia.

Sem dúvidas, fortalecer o Sindicato com o maior número de associados é decisivo para que um número cada vez maior de Comerciários e Comerciárias e seus dependentes tenham assegurados benefícios como atendimentos médico e odontológico, clube recreativo, colônia de férias, cursos de capacitação, assessoria jurídica, etc.

Ter os benefícios e conquistas consolidados e defendidos por um número cada vez maior de trabalhadores contribuirá para que avancemos para a ampliação desses benefícios e novas conquistas para toda nossa base.

Assim vamos, dia a dia, fortalecendo a luta e os direitos dos trabalhadores e derrotando, parte por parte, a “reforma” trabalhista.

O compromisso do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região é lutar sem descanso para esse objetivo.