2016 foi um ano de realizações, lutas e muito trabalho

23/12/2016

Grandes embates virão, estamos preparados para eles!

2016 foi um ano de intensas lutas e de muitas realizações do nosso Sindicato.  O dia a dia de nosso sindicato é de muitas lutas e trabalho.

O movimento é intenso e nossos departamentos trabalham com dedicação.

Realizamos ações pela melhoria do ambiente de trabalho no hipercentro e shoppings; pelo cumprimento da jornada de trabalho; acompanhamos centenas de homologações e acertos de trabalhadores. Realizamos reuniões, assembleias e audiências. Participamos de estudos, debates, congressos e seminários de formação. Participamos das principais mobilizações e marcamos a posição do sindicato frente aos principais debates realizados em nosso país sobre a situação política, Previdência, e participamos das principais lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores e contra as medidas de retiradas de direitos anunciadas e levadas a prática pelos governos.

E se o ano de 2016 foi intenso e de muitas lutas, avaliamos que devemos estar preparados para um 2017 de grandes embates. Para isso, devemos avaliar e aprender com o passado e o presente para obter novas e maiores vitórias no futuro. 

Janeiro/fevereiro

Concluímos com sucesso nossa Campanha Salarial 2016/2017. Depois de várias rodadas de negociações, reuniões, assembleias e mobilizações, conquistamos um reajuste acima da inflação, atingindo o percentual de 11,08% e em algumas situações avançamos ainda mais, conquistando ganho real para os trabalhadores acima de 13%, alcançando assim um dos maiores índices de reajuste entre outras categorias em nível nacional.

Março

No mês de março, o presidente José Cloves Rodrigues participou em atividade da Uniamérica, em Buenos Aires (Argentina), que marcou a fundação da Confederação de Sindicatos do Comércio do Mercosul  em março de 2016. Nessa oportunidade, o companheiro Cloves participou também de um piquete dos trabalhadores bancários em greve na Argentina e levou a solidariedade dos trabalhadores comerciários brasileiros a sua luta.

Também em março, com o objetivo de melhor atender aos trabalhadores, o Sindicato dos Comerciários está investindo em obras de modernização e melhorias na estrutura de nosso Clube Recreativo, em São José da Lapa.

No dia 8 de março, centenas de companheiras compareceram a sede do Sindicato para a celebração do Dia Internacional da Mulher, realizado no Restaurante dos Comerciários.

Neste dia, o presidente José Cloves Rodrigues anunciou mais um benefício para as mães trabalhadoras associadas do Sindicato.

O Kit Mamãe & Bebê. Esse kit, composto com essenciais para os primeiros cuidados da mãe e do bebê após seu nascimento, que passou a ser incorporado entre os benefícios sociais oferecidos pelo sindicato à trabalhadora ou trabalhador comerciário associado no ato da inclusão de seus filhos ou filhas até o segundo mês após seu nascimento.

Abril

No dia 4 de abril, Presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah,  esteve em Belo Horizonte e participou de uma série de reuniões e atividades junto à Operativa da UGT-MG e diretoria do Sindicato dos Comerciários.

Nessa ocasião, foi realizada, também com a presença do companheiro Patah, importante reunião com a diretoria de base do Sindicato dos Comerciários de BH e Região.

Também em abril, o Sindicato promoveu intenso debate em meio a categoria sobre uma bandeira histórica dos comerciários: a não abertura do comércio aos domingos.

O domingo é um dia que os trabalhadores têm para sua convivência familiar; para aqueles que possuam sua crença, independente de qual for sua religião, tenham sua vida espiritual; descansem o corpo e a mente. É um direito legítimo, e podemos dizer até sagrado dos trabalhadores, mas que foi sendo retirado pela imposição dessa cultura do trabalho aos domingos.

Maio

No Clube Recreativo dos Comerciários, mais de 4 mil pessoas entre associados e seus dependentes compareceram ao evento do 1º de Maio dos Comerciários para celebrar as conquistas dos trabalhadores comerciários ao longo da história de mais de 90 anos de Nosso Sindicato.

Junho

Em junho, o nosso Sindicato abriu um importante debate no movimento sindical sobre a Defesa da Previdência e sobre as medidas do governo que visam atacar o direito dos aposentados e dos trabalhadores brasileiros.

Em 21 de junho a Associação dos Comerciários Aposentados (ASCOAP) completou 30 anos de sua fundação e dedicação aos comerciários aposentados, o companheiro Cloves participou do evento que marcou as três décadas dessa importante Associação.
Em 26 de junho o Sindicato dos Comerciários promoveu o Seminário de Saúde e Segurança no Trabalho, que debateu importantes temas como: “Condições de Trabalho e Saúde do Comerciário”; “O papel da Fisioterapia na Saúde do Trabalhador”; “Bem-Estar e Saúde Mental”; “Legislação de Segurança no Trabalho Aplicada ao Comércio”, e “Alimentação Saudável e Saúde”.

Julho

No dia 9 de julho, realizou-se com grande sucesso o 13º Arraiá dos Comerciários. Mais de quatro mil pessoas compareceram para acompanhar e prestigiar a grande festança no Clube dos Comerciários.

Agosto

Em 23 de agosto, na Faculdade de Direito da PUC-MG (Coração Eucarístico), como parte do Ciclo de Debates sobre a Questão Agrária, promovido pela Associação Brasileira de Advogados do Povo, Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Comitê Mineiro de Apoio a Luta pela Terra, foi realizado um importante seminário com o tema “Em defesa da previdência Rural”.


O presidente José Cloves Rodrigues, o companheiro Everton Ataíde e a advogada do Sindicato Luciene Valentim representaram o Sindicato dos Comerciários neste importante debate que reuniu professores, estudantes, pesquisadores e ativistas dos movimentos populares de BH e de outras regiões do país

Setembro

Em setembro, nosso Sindicato concluiu a elaboração de um importante instrumento em defesa dos direitos de nossa categoria: a Cartilha Trabalhista - Direitos do Trabalhador Comerciário. 

Fruto de meses de trabalho e estudos, o objetivo da Cartilha é esclarecer os trabalhadores e trabalhadoras no comércio de forma resumida e didática sobre algumas normas que são direitos de todos os trabalhadores do comércio.

A companheira Lívia Célia Rezende também representou o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte em atividade da Uniamérica, no Chile, em um debate sobre a organização dos Comerciários do Mercosul.

Outubro

30 de outubro é a data maior de nossa categoria, o Dia do Comerciário.

Para celebrar essa data, mais de 4 mil trabalhadores e trabalhadoras e seus familiares se reuniram no Clube dos Comerciários no grande evento que também comemorou o Dia das Crianças. Neste dia, o nosso Sindicato exaltou a força e a importância de nossa categoria para a economia do país e para a luta dos trabalhadores.

Novembro

Nos dias 23 e 25 de novembro, o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região, participou da 4ª Plenária Nacional dos Dirigentes Sindicais Comerciários da UGT, com o objetivo de debater os principais temas que envolvem a categoria, como o avanço do comércio eletrônico, o que ameaça aos empregos do setor.

Dezembro

No dia 4 de dezembro, como ocorre tradicionalmente, ocorreu a festa de Natal dos Comerciários no Clube Recreativo. Mais uma vez a família comerciária compareceu em peso ao evento. Papai Noel chegou de helicóptero e foi recebido pela criançada, que fez uma grande festa com direito a  guloseimas e muitas brincadeiras.