Ações da Mesbla e Moura Calçados

15/09/2017

O Sindicato dos Comerciários de BH e Região celebra a vitória em mais duas importantes batalhas na Justiça. No ano passado os trabalhadores da Moura Calçados já haviam conquistado seus os acertos rescisórios. Mais 500 ex-trabalhadores dessa empresa que fechou suas portas em 2001 têm créditos a receber nos valores que variam de R$2.000,00 a R$80.000,00, dependendo do salário recebido e tempo de serviço.

Outro longo processo, que corria desde 1999, foi vencido pelo Sindicato dos Comerciários contra a extinta Mesbla. Aproximadamente 180, dentre os 250, ex-funcioários da loja de departamentos já receberam seus direitos. O valor médio das indenizações da empresa é de 8 mil reais, mas há um caso que chegou a 400 mil reais.

Os valores das indenizações são atualizados conforme o estabelecido pela Justiça do Trabalho, com juros de 1% ao mês e mais a TR, o que significa um rendimento acima da inflação. É uma vitória e um alento para muitos trabalhadores, principalmente nesse momento de crise que nosso país atravessa.

Nosso Sindicato permanece mobilizado e acompanhando outras ações, como a dos trabalhadores da Casa do Rádio, que lutam por seus acertos rescisórios há mais de 16 anos.

No caso da Mesbla, ainda há 59 trabalhadores que aguardam o pagamento. Os bens financeiros das empresas pertencentes ao grupo foram bloqueados pela justiça com esse intuito.

A mobilização dos trabalhadores e a ação permanente do sindicato é fundamental para que a justiça seja feita. É muito importante que todos leiam os jornais, boletins, publicações e o site do Sindicato (www.secbhrm.org.br) e se mantenham atualizados sobre o andamento dessas ações. Alertamos todos os ex-funcionários da Mesbla e da Moura Calçados que protocolaram ações à época e que ainda não receberam as indenizações trabalhistas para que procurem o departamento jurídico do Sindicato dos Comerciários deBH e Região, no 3º andar da sede (rua Tupinambás, 1.045, no centro de Belo Horizonte).

Fonte: Bic 469 - Setembro/2017