Comerciários comemoram vitória na justiça

28/03/2014

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana comprova, mais uma vez, que a luta pelos direitos e interesses do trabalhador comerciário é constante e efetiva. No dia 27 de março, começou a entregar aos trabalhadores do Ponto Frio o pagamento da ação ganha na Justiça, referente à redução das comissões de 2,5% para 1%, quando da fusão do Ponto Frio com as Casas Bahia. Os trabalhadores receberam cheques de valores de até R$ 40 mil, de acordo com as vendas.  O presidente do SECBHRM, José Cloves Rodrigues, ressalta que essa vitória foi fruto da ação do Sindicato através do Departamento Jurídico, que resgatou o direito do trabalhador prejudicado com a redução arbitrária do percentual de comissões pela empresa, contrariando a Convenção Coletiva.“Todo trabalhador que se sentir lesado em seus direitos deve procurar o Sindicato e denunciar quaisquer irregularidades. Só através de denúncias o Departamento Jurídico poderá formalizar ações na Justiça. Por isso é muito importante que todos leiam os jornais e boletins do Sindicato para acompanhar as ações promovidas em favor da categoria”, disse o presidente.

O advogado do SECBHRM, Vanderlei Reis da Silva, alerta que além das comissões, existem outras diferenças devidas em favor do trabalhador. Para recebê-las é necessário verificar junto ao Sindicato os percentuais, que variam de acordo com cada trabalhador.

Aprovada pelo CADE, em 2012, a fusão entre as redes Ponto Frio e Casas Bahia, resultou na criação da maior empresa de varejo no Brasil, a Via Varejo, associada ao Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia.