Dia dos Trabalhadores Comerciários

21/10/2016

Dirijo-me a vocês, em nome do Sindicato dos Comerciários de BH e Região, de nossa diretoria e funcionários, para felicitá-los pelo seu dia.

Saúdo a grande família comerciária, composta por mais de 200 mil trabalhadores e trabalhadoras, que somados aos seus cônjuges, filhos e filhas, constituem aproximadamente um milhão de cidadãos e cidadãs que são responsáveis por uma parcela decisiva da economia e da atividade produtiva em nossa sociedade.

Temos muito orgulho de pertencer a esta categoria, que está à frente dos estabelecimentos comerciais da capital e região, nos balcões de atendimento, caixas e outros setores, atendendo a sociedade desde suas necessidades por produtos mais básicos até os mais sofisticados. Cumprimos com dedicação nossa função de atuar na linha de frente da rede de comércios varejista e atacadista.

Neste dia, devemos ter plena consciência e convicção de nosso valor. Constituímos a maior categoria profissional de BH e Região e nosso trabalho é fundamental. Cada trabalhadora e trabalhador no comércio carrega consigo o orgulho e o valor de seu trabalho.

Nosso Sindicato carrega as tradições de trabalho incansável e luta de milhares de comerciários e comerciárias e também carrega seu orgulho e valor. Os 91 anos de história do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região têm a marca de conquistas obtidas com muito trabalho, organização e luta e por fazermos parte desta categoria tão importante e grandiosa, devemos elevar nossas consciências sobre os nossos direitos.

Foi assim que construímos uma estrutura que atende a família comerciária proporcionando benefícios como nossa sede social, onde são prestados atendimento médico, odontológico e jurídico aos trabalhadores e trabalhadoras associadas e seus dependentes, o Restaurante do Comerciário, nosso Clube Recreativo em São José da Lapa, nossa Colônia de Férias em Jacaraípe (ES), entre outros benefícios.

Nosso Sindicato é reconhecido pela sua dedicação incansável aos trabalhadores e também pela participação ativa e intensa da categoria em suas atividades. Juntos, nos fortalecemos e, mesmo em tempos de grave crise, temos mantido e ampliado as conquistas coletivas e individuais de nossa categoria.

Nosso país atravessa tempos difíceis, tanto na política como na economia. As notícias não são as melhores. Não podemos admitir que os trabalhadores paguem a conta desta crise. Nosso povo que nunca deixou de trabalhar e lutar tem ido às ruas exigindo mudanças, protestando em defesa de seus direitos e elevando sua consciência.

No Dia dos Trabalhadores Comerciários, exaltamos as qualidades de nossa categoria, sua determinação, sua dedicação, seu otimismo, sua coragem e sua força. Nossa categoria pode afirmar de cabeça erguida que se nosso país necessita crescer e fazer surgir algo novo, diferente do que temos presenciado diariamente nesses tempos difíceis, nós, comerciários, somos parte decisiva dessa mudança.

Reforçamos aqui nosso convite a cada companheiro e companheira para que conheça melhor o papel do Sindicato dos Comerciários. Fazemos o convite para que cada comerciário e comerciária participe ativamente da vida do Sindicato.

Agradecemos a cada associada e associado pela confiança que depositam em nosso trabalho. Isso nos fortalece e nos leva a renovar, a cada dia, o compromisso de lutar sem descanso pela ampliação dos direitos de nossa categoria.

Fazemos também o convite para que cada comerciário e comerciária que ainda não é associado para que sindicalize-se. Nossa força vem de nossa organização e é ela que pode garantir nossos direitos. Com a força de nossa categoria, somos capazes das maiores conquistas.

Um forte abraço a todos e mais uma vez, parabéns pelo seu dia!

Fonte: Bic 466 - Outubro/2016