Dia Internacional da Mulher

08/03/2016

A cerimônia de celebração do Dia Internacional da Mulher, realizada no Restaurante do Comerciário, no dia 8 de março, foi marcada pelo debate sobre a importância das mulheres na luta das classes trabalhadoras. Um momento de reflexão e reivindicação. As comerciárias comemoraram também os avanços conquistados pela categoria através da mobilização e empenho da do Sindicato.

Centenas de trabalhadoras comerciárias reuniram-se na sede do Sindicato, no dia 8 de março, para a cerimônia do Dia Internacional da Mulher. O Restaurante do Comerciário ficou lotado de trabalhadoras e trabalhadores para a celebração desse dia de luta.

As mulheres reivindicam hoje, em todo o mundo, independente de categoria profissional, respeito, salário igual ao do homem e o fim da violência contra a mulher. No início da cerimônia, o presidente do Sindicato dos Comerciários de BH e Região, José Cloves Rodrigues ressaltou que a data é também um dia de reflexão para os trabalhadores em geral, homens e mulheres. Ele lembrou que na caminhada dos 90 anos do Sindicato, a participação da mulher foi fundamental. Mas, ainda há muito a ser conquistado e essas conquistas só serão efetivas com maior presença e participação das mulheres em todos os setores da sociedade.

O Brasil tem uma das maiores taxas de assassinatos de mulheres entre 83 países, segundo o estudo “Mapa da Violência 2015: Homicídios de Mulheres no Brasil”, razão pela qual uma das principais reivindicações do Dia Internacional da Mulher tem sido o fim da violência, contra o assédio sexual e o fim das intimidações.

As trabalhadoras comerciárias aproveitaram a data para comemorar também os avanços conseguidos pela categoria. O Sindicato vem trabalhando para possibilitar melhor atendimento ao associado nos departamentos da sede social, no restaurante, no clube campestre e na colônia de férias, na praia de Jacaraípe. Vem desempenhando importante trabalho na melhoria do ambiente de trabalho da categoria e ampliando os benefícios para os associados e dependentes. São conquistas que devem ser comemoradas.

Participaram das cerimônia compondo a mesa: Conegundes Lopes Sebbe Pacheco, diretora do Departamento Feminino do Sindicato; Marli das Mercês de Freitas, diretora de Assuntos Jurídicos; Dra. Flávia Iglesias, representante da vereadora Elaine Matozinhos; Paulo Roberto Augusto Vieira, presidente da ASCOAP; e o presidente José Cloves Rodrigues.

Prestigiaram a cerimônia os diretores efetivos e de base. Houve sorteio de brindes como artigos de cama e mesa e eletrodomésticos para as associadas. O Sindicato sorteou também estadias para a colônia de férias e para os chalés do clube. Foi servido um coquetel e cada trabalhadora foi presenteada com um kit manicure, uma singela lembrança do Sindicato para celebrar a dedicação e luta das comerciárias.

 

Dia Internacional da Mulher - 2016

 

Fonte: SECBHRM