Inflação elevada deve corroer ganhos em 2015

05/01/2015

A inflação deve continuar elevada, especialmente no início deste ano, devido à série de reajustes "represados" de energia, água e combustíveis.

O cenário tem tudo para corroer os ganhos dos investidores, por exemplo, na caderneta de poupança e nos fundos de investimento com taxas elevadas de administração.

O investidor que deseja manter o poder de compra pode adquirir NTN-B (Notas do Tesouro Nacional - Série B), que remunera a inflação pelo IPCA (índice oficial) mais juros prefixados. "Com esse título, o investidor determina qual será seu ganho real com a aplicação", diz Amerson Magalhães, diretor da corretora Easynvest.

Mas é preciso ter planejamento para evitar o risco de resgatar o título antes do vencimento com um valor inferior ao aplicado. Foi o que aconteceu no ano passado e em 2013, quando o Banco Central elevou subitamente os juros.

Nesses momentos, os títulos são "remarcados" com desconto (a chamada marcação a mercado) para compensar os juros maiores do mercado.

Na renda fixa privada, existem títulos de infraestrutura incentivados, que costumam pagar IPCA mais juros. O risco é o de a obra atrasar ou dar errado. Esse título tem isenção de Imposto de Renda.

Fonte: Site Folha de S.Paulo