Nova diretoria toma posse

 

Na noite de 21 de julho, a nova diretoria do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região tomou posse pra o mandato 2017/2021.

O auditório da sede social do Sindicato ficou repleta para a cerimônia de posse, que contou com a presença dos integrantes da chapa eleita, diretores de base, funcionários e colaboradores. Representando a UGT Nacional, o companheiro José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, fez a sua saudação ressaltando que ainda que com os ataques aos direitos trabalhistas atravessemos momentos difíceis, o movimento sindical sairá fortalecido e preparado para lutas maiores. O Presidente da UGT Nacional e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, enviou sua saudação através de um vídeo, destacando a importância do Sindicato dos Comerciários de BH e Região que tem à frente o companheiro José Cloves Rodrigues em mais um mandato, para a luta dos comerciários e dos trabalhadores brasileiros de um modo geral.

Também estiveram presentes o companheiro Leocides Fornazza, presidente do Sindicato dos Comerciários de Maringá e Região (Sincomar); o companheiro Roberto Siedschlag, tesoureiro do Sindicato dos Comerciários de Joinville e Região representou o presidente Waldemar Schulz Júnior; o companheiro  Ronaldo Gualberto, presidente do Sindicato dos Comerciários de Contagem (Sintracc); o companheiro Fabian Schettini, ), secretário-geral da UGT-Minas,  representou Paulo Roberto da Silva, presidente da central em Minas Gerais. Também esteve representada a Associação dos Comerciários Aposentados e Pensionistas de Belo Horizonte (ASCOAP), através do companheiro Paulo Roberto.

Reproduzimos abaixo o discurso de posse do presidente José Cloves Rodrigues, reeleito presidente do Sindicato dos Comerciários de BH e Região, que faz um balanço da última gestão e destaca a vitória da chapa União e Trabalho nas últimas eleições como o reconhecimento da categoria por um grande trabalho realizado e uma demonstração de confiança dos trabalhadores no empenho e realizações do Sindicato.

A noite foi encerrada com uma confraternização no restaurante do comerciário em que reinou o ambiente de companheirismo e do compromisso de levar adiante a luta com mais determinação e unidade.

Discurso de posse do Presidente José Cloves Rodrigues

Boa noite,

Gostaria de fazer uma saudação a todos os presentes,

Uma saudação especial aos membros da Chapa União e Trabalho, eleita pela categoria como reconhecimento de um grande trabalho realizado pelos seus integrantes junto às bases em defesa dos interesses e direitos dos comerciários,

Nosso agradecimento a UGT Nacional, na pessoa do presidente Ricardo Patah, a UGT de Minas Gerais e demais companheiros dirigentes sindicais e de outras organizações presentes.

Nosso agradecimento também a todos os colaboradores e funcionários do Sindicato que são parte decisiva de nossas lutas e realizações.

A nova diretoria do Sindicato, eleita pela ampla maioria dos trabalhadores, é fruto de um trabalho cotidiano desenvolvido por companheiros e companheiras dedicados na direção do sindicato ao longo da última gestão.

É a soma da experiência e da renovação, que fortalece o nosso trabalho e a nossa aluta.

É a reafirmação do reconhecimento da categoria de que temos feito um bom trabalho, e é uma demonstração confiança. Por isso é ainda maior nossa responsabilidade.

A nova diretoria do Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região toma posse em um momento delicado de nosso país. Vivemos uma grave crise econômica e política.

São tempos difíceis para os trabalhadores e isso exige de nós mais empenho e mais luta.

Mas temos convicção de que essa nova gestão está em condições de enfrentar esse grande desafio.

Nossa última gestão se dedicou de maneira especial em compreender e lutar sem descanso contra as reformas trabalhista e da previdência, que retiram direitos históricos dos trabalhadores e que estão no centro dos debates atuais em nosso país.

A aprovação da reforma trabalhista no Congresso e sua sanção pelo governo Temer é o maior golpe contra os trabalhadores.

Mas o governo e os patrões não vão impor esse golpe sem resistência. E o nosso Sindicato, com seus mais de 92 anos de história e tradição de luta é parte integrante da a resistência dos trabalhadores.

Os comerciários são uma das maiores, senão a maior categoria profissional do país. Somos, como sempre afirmamos, a força que move a economia do país.

Nessa semana foi divulgado um índice dizendo que o país está “recuperando crescimento” e que o último trimestre foi o que mais empregos foram gerados nos últimos anos. Isso não é uma verdade. A realidade é que com as reformas, o governo está contabilizando números de um suposto crescimento dentro de um abismo.

O crescimento que eles citam é de empregos precarizados, em que os direitos dos trabalhadores são violentamente atacados. Uma das categorias que mais sofreu com demissões e precarização nesse mesmo período foram os comerciários, seguidos pela construção civil.

O governo impôs as terceirizações, a sua reforma trabalhista e agora quer avançar contra a Previdência Pública. Com a reforma trabalhista, ataca a contribuição sindical, querendo forçar uma reforma sindical na marra para enfraquecer a resistência dos trabalhadores.

Como sempre afirmamos, é preciso uma grande luta para barrar essas reformas.

Destacamos que, mesmo com todos esses ataques, podemos afirmar com orgulho que o Sindicato dos Comerciários de BH e Região é o sindicato que mais converte a contribuição dos trabalhadores em benefícios para a categoria!

Nossa última gestão, da qual tive orgulho de estar em sua presidência, mantivemos e ampliamos os benefícios sociais da categoria. Os últimos anos foram anos de grandes realizações:

· Temos ampliado e modernizado gradativamente nossos departamentos médico e odontológico e demais atendimentos na área de saúde para associados e dependentes;

· Mantivemos e ampliamos nossos convênios na área de educação e posicionamento no mercado de trabalho;

· Realizamos reformas importantes para a manutenção e melhoria da estrutura de nosso Clube Campestre e Colônia de Férias;

· Mantivemos pleno funcionamento de nossas sedes regionais no Barreiro e Santa Luzia;

· O Restaurante dos Comerciários recebeu, em pesquisa realizada no último ano, mais de 92% de aprovação da categoria que o avaliou positivamente em vários quesitos;

· Implementamos dois novos benefícios no último ano que têm recebido grande procura e reconhecimento da categoria: o Kit Mamãe&Bebê, destinado as mães comerciárias associadas e esposas dos comerciários associados e o Kit Escolar.

· Estamos modernizando nossa comunicação com a publicação periódica de jornais, boletins e, em breve, teremos o lançamento do novo site do Sindicato que oferecerá uma informação mais dinâmica para toda a categoria.

Nossa última gestão também realizou uma série de ações e a nova diretoria carrega esse legado e responsabilidade de levar adiante este trabalho:

· Conquistamos os direitos de trabalhadores que vinham lutando na justiça por seus acertos rescisórios, como os trabalhadores da Mesbla;

· As ações por melhor ambiente de trabalho e segurança têm avançado com várias conquistas nos Shoppings e hipercentro da capital;

· Desenvolvemos ampla conscientização da categoria e avançamos com a luta pelo não funcionamento do comércio aos domingos;

· Participamos das principais mobilizações regionais e nacionais contra as reformas da previdência e trabalhista em Belo Horizonte e outras regiões do país;

· Realizamos seminários para debater a realidade do país, questões como a Previdência Pública, a Saúde e Segurança do Trabalhador;

· Promovemos eventos de grande importância, como as celebrações do 8 de março, destacando o valor das trabalhadoras comerciárias que têm grande participação em todas as ações do sindicato;

· Promovemos com sucesso os principais torneios organizados por entidades sindicais do estado, o Torneio 1º de Maio e o Campeonato de Futebol de Campo, que atraem milhares de torcedores e contam com a participação intensa da família comerciária;

· Promovemos a valorização de nossa grande categoria reunindo milhares de trabalhadores em eventos como o 1º de Maio dos Comerciários, o tradicional Arraiá, o Natal dos Comerciários, o Dia dos Comerciários, integrando e envolvendo a família comerciária nas atividades e lutas da categoria;

· Publicamos a Cartilha de Direitos dos Trabalhadores Comerciários, que nas mãos dos comerciários tem servido como um grande instrumento para conscientização e luta por seus direitos nos locais de trabalho;

· Prestamos solidariedade a luta dos trabalhadores do campo, participando de debates sobre a questão agrária, recebendo e prestando apoio a movimentos de luta pela terra, fortalecendo os laços de luta de todos os setores de nossa sociedade;

· Participamos de debates e eventos com organizações sindicais nacionais e internacionais, prestando solidariedade a luta dos trabalhadores em outros países e ampliando a luta dos comerciários de BH;

· Através da minha atuação na Secretaria Nacional do Comercio da UGT, a luta dos comerciários de BH teve grande destaque não só em nossa região, mas em todo o país.

Nesse momento em que a nova diretoria do Sindicato toma possa, entendemos teremos muitos desafios.

O mundo está em crise e nos momentos de crise os verdadeiros lutadores não fogem a sua responsabilidade.

É preciso uma grande mudança e os trabalhadores, mais que nunca precisam reconhecer seu valor e sua força. Somente nos unindo como categoria e nos unindo as outras categorias poderemos defender os direitos dos comerciários e de todos os trabalhadores que estão correndo sério risco.

Mas assumimos esse desafio confiantes na força e na luta de nossa categoria.

Agradecemos a todos pela presença e assumimos perante todos o compromisso de honrar a confiança que depositaram em nós.