Sindicatos

Atenção trabalhadora e trabalhador no comércio,

Esta cartilha, desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho traz esclarecimentos muito importantes. 

O movimento sindical e os trabalhadores de um modo geral vêm sofrendo uma série de duros golpes. Com a “reforma” trabalhista, direitos históricos e a organização dos trabalhadores foram duramente atacados. O objetivo do governo e dos patrões com as “reformas” é enfraquecer a organização e resistência dos trabalhadores para que possam impor novas medidas como a “reforma” da previdência.

É importante que todos reflitam: o nosso sindicato luta há décadas para termos benefícios como o Restaurante do Comerciário, o Clube Recreativo e a Colônia de Férias da categoria, o departamento jurídico, o atendimento médico e odontológico, entre outros direitos. Todos os anos, através de mobilizações, temos obtido avanços, mantendo e ampliando nossas conquistas. Tudo isso graças à força e união da categoria e da contribuição dos trabalhadores sindicalizados.

Muitos patrões insistem para que seus funcionários retirem sua contribuição para o sindicato e o governo deseja o fim do sindicato porque querem que os trabalhadores percam seus direitos, seus benefícios sociais e o principal: querem quebrar a união dos trabalhadores e enfraquecer a sua organização.

Por isso convidamos todos a lerem esta cartilha, debaterem o seu conteúdo com seus colegas  nos locais de trabalho. E reforçamos o chamado a todos para que sindicalizem-se! Tragam os companheiros e companheiras não sindicalizados para que se associem e fortaleçam a luta!

Vamos seguir firmes em nossa luta reafirmando:

NÃO à “reforma” trabalhista! Lutaremos contra sua aplicação e pela sua revogação!

NÃO à “reforma” da previdência!

Em defesa dos direitos dos trabalhadores! 

Em defesa da organização dos trabalhadores!

Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região

Clique aqui para baixar a cartilha do Ministério Público do Trabalho